top of page
blog1.jpg
blog2.jpg
blog3.png
blog4.jpg

Justiça decide que Zara é responsável por trabalho escravo flagrado em 2011

A justiça decidiu que a marca Zara, é responsavel por trabalho escravo na cadeia produtiva em 2011. A decisão pode levar a empresa à “lista suja” do Ministerio do Trabalho. Em 2011, foi flagrado 16 funcionários, 15 deles bolivianos, produzindo peças para a multinacional na zona norte de São Paulo. Segundo os fiscais, os costureiros trabalhavam 20 horas por dia em ambientes sem ventilação e com fiação exposta.
Foi alegado que seria impossível a Zara não conhecer a condição de trabalho nas oficinas.
Em um comunicado, Zara informou que acredita que a Justiça do Trabalho vai considerar por exemplo o vínculo empregatício da AHA com os trabalhadores das oficinas fiscalizadas, pois a própria se responsabilizou pelos funcionários em condições ilegais.
Em 2014, pela primeira vez o presidente da Zara admitiu que ocorreu trabalho escravo na linha de produção. O executivo ponderou, no entanto, que os fornecedores terceirizam  os pedidos se mesmo conhecer a empresa.

Lista suja do trabalho escravo

A Secretaria de Inspeção do Trabalho encontrou relações de empregador que tenham submetido seus trabalhadores a condições como as da escravidão. O que muitas vezes todos pensam que acabou, acontece ainda  em grande frequência. Em 2018,foi identificado 1,7 mil casos de trabalhos escravo no Brasil. O texto mostra dados estatísticos reais que comprovam a pratica maior em zonas rurais. O governo interferiu, e além de retirar uma grande parte dessa situação houve um conjunto de medidas para restaurar tal dano. A mao de obra escrava nos setores da economia são vistas em grande parte em industrias de confecção, muitas das vezes utilizando ate mesmo o imigrante ilegal. A grande questão e se realmente tudo isso e voltado para o bem comum. Talvez esse grande absurdo e visto como uma saída para o desemprego, ou seja, imaginam que todos tem o direito de trabalhar como diz a lei, independentemente da forma como for executar para que haja justiça para todos, apesar de ser nada mais nada menos de que um grande crime.

Maior fornecedor de mao de obra escavra no Brasil

De 2003 a 2017 mais de 8 mil maranhenses foram resgatados de situação análoga à escravidão em outros estados. Isso coloca o Maranhão em primeiro lugar no ranking nacional de fornecimento de mão de obra escrava. As pessoas tem que sair do Maranhão, pois não há emprego e renda para todos. Além disso, muitos resgatados acabam voltando para sua situação anterior. Uma das estratégias para transformar essa realidade foi a assinatura de um termo de ajuste de conduta, inédito no país, com o governo do Maranhão, que se comprometeu em criar o programa estadual de enfrentamento ao trabalho em condições análogas a de escravo. Com a assinatura desse termo, o Estado se compromete a implementar políticas de combate ao trabalho escravo, garantindo os direitos fundamentais aos trabalhadores.

Lista da mao de obra escrava

Resumo: Assim como muitos lugares do mundo, o Brasil e um deles que possui trabalho análogo ao escravo, sendo o Para, onde e mais encontrado. Na 30 reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em 2015, o jornalista Leonardo Sakamoto, acaba com formas desse trabalho abusivo em cadeias produtivas e depois de alguns dias, posta em seu blog um texto com 250 nomes de empregadores flagrados colocando em pratica o trabalho escravo. Infelizmente, antigamente, o Brasil não divulgava a lista desse trabalho. O texto também apresenta, a definição desse serviço precário, que é a falta de liberdade, condições de trabalhar precariamente, sem pagamento... A Lista de Transparência sobre Trabalho Escravo Contemporâneo, traz direitos fundamentais aos seres humanos. A Lista Suja, e onde, as pessoas que colocam em práticas trabalhos análogos escravos estão registradas, podendo sair dela após a comprovação da melhoria nas condições do trabalho e do local.

bottom of page